Saltar al contenido
SERRAS DE ESQUADRIA TELESCÓPICA

Madeira ao ar livre

Você está pensando em colocar madeira para revestir as paredes de sua casa? Talvez para montar um pequeno terraço? A madeira é um dos materiais mais versáteis que existem, e você pode fazer verdadeiras maravilhas com eles.

Madeira ao ar livre serra de esquadria

√Č uma pena, tamb√©m √© muito material que parece muito deteriorado ao ar livre, portanto, voc√™ deve escolher com muito cuidado que tipo de madeira ser√° para o exterior, pois nem todos os tipos s√£o adequados para essa √°rea. Mas vamos dar-lhe um pequeno guia de quais s√£o os melhores!

Por que a madeira é melhor do que outro material?

Ainda que a madeira possa ser um material que se deteriora com muita facilidade, é mais resistente do que, por exemplo, materiais como o ferro. A madeira pode ser restaurada, tratada para parecer nova… em vez disso, ferro? Uma vez oxidado, é muito difícil restaurá-lo.

Por isso, recomendamos que, se for montar uma √°rea privativa no exterior, opte pela madeira, seja para o ch√£o, para as paredes, para a mesa ou para os m√≥veis‚Ķ √Č sempre a escolha vencedora!

Tipos de madeira perfeitos para o exterior

Vamos come√ßar com os diferentes tipos de madeira que s√£o usados ‚Äč‚Äčpara o exterior. Antes de tudo, voc√™ deve conhecer perfeitamente o clima da sua regi√£o, antes de optar por um tipo ou outro.

Pinhal

Geralmente, quando se vai construir uma estrutura anexa a uma casa, a madeira de pinus √© a mais utilizada porque acaba por ser a mais econ√≥mica. Mas, tem um problema, em condi√ß√Ķes adversas, como contato di√°rio com o sol, uma √°rea com muita chuva ou em √°reas de forte geada, acaba sendo um material pouco resistente e de pouca durabilidade.

madeira de pinhal pino pi√Īerio serra de esquadria telescopica

Por isso, √© um tipo de madeira que requer mais prote√ß√£o e manuten√ß√£o para torn√°-la mais resistente √†s mudan√ßas atmosf√©ricas. O que fazer para mant√™-lo em perfeitas condi√ß√Ķes? Efetue um processo de manuten√ß√£o a cada seis meses, o que lhe permite resistir √† humidade, aos insetos e preservar as suas qualidades.

Madeira de pinho vermelho

O pinheiro vermelho √© nativo da R√ļssia e √© uma √°rvore selvagem. A madeira desta √°rvore tem um tom avermelhado com an√©is bem marcados, tendo um toque muito original e marcante quando utilizada para m√≥veis ou pisos. Al√©m disso, o tamanho do gr√£o pode variar de m√©dio a fino, com um gr√£o reto que √†s vezes pode ter alguns pequenos n√≥s.

Madeira de pinho vermelho serra de esquadria

tem algum inconveniente? Sim, √© sens√≠vel ao ataque de fungos e insetos. Mas, a seu favor, √© um material resistente √† flex√£o e compress√£o, por isso √© perfeito para usos el√°sticos. Ent√£o, para m√≥veis ou colunas, √© √≥timo. Acima de tudo, √© usado em fibras decorativas e m√≥veis r√ļsticos, assim como em janelas, portas e frisos por ter uma est√©tica t√£o elegante.

Madeiras tropicais

O pinheiro parece muito bom, mas tem o problema de ter pouca resistência. Qual poderia ser seu substituto? As madeiras tropicais são uma opção perfeita, pois são mais resistentes e não precisam de nenhum tratamento. Pelo contrário, eles são um pouco mais caros, com maior dureza e mais resistência, então a diferença de preço é rapidamente compensada.

Madeira Bangkirai

Nossa primeira recomenda√ß√£o para madeira tropical √© que voc√™ use madeira Bangkirai, que vem do Sudeste Asi√°tico. √Č um tipo de madeira densa com alta resist√™ncia a fungos, m√©dia a xil√≥fagos, portanto n√£o necessita de tratamento. √Č f√°cil de reconhecer porque tem um tom muito leve e n√£o √© muito caro.

Madeira Bangkirai

Madeira IPE

Esta madeira é nativa do Brasil e da Bolívia, caracterizada pelo fato de ser densa e muito resistente ao exterior, bem como aos choques. Reconhecível por sua intensa tonalidade avermelhada, resiste muito bem a ataques de insetos e fungos.

madeira ipe bolivia brasil

Madeira de teca

Você vai se cansar de ver teca nos móveis das lojas. E sabe por que ele é tão usado? Porque é uma madeira muito dura e resistente, pelo que acaba por ser uma das mais caras do mercado. E

A seu favor, deve apresentar grande eleg√Ęncia est√©tica, ficando bem em qualquer tipo de terra√ßo. Tamb√©m possui grande resist√™ncia, bem como sua qualidade de autodefesa quando atacada por cupins, fungos e qualquer outro organismo nocivo. Ao ar livre, pode durar entre 10-15 anos, raz√£o pela qual √© altamente exigido no uso de m√≥veis de exterior, bem como em terra√ßos.

madeira de teca

A teca tende a ter coloração castanho-dourado ou médio, escurecendo com o tempo. Ademais a teca possui oleosidade e presença de sílica, o que faz dessa madeira possuir alta durabilidade natural!

Apesar de vir de uma árvore grande, a madeira tem densidade média e não é pesada. Também é fácil de ser trabalhada em outros aspectos. Apesar da presença de sílica, a teca aceita bem a colagem (em alguns casos é preciso limpar a superfície com um solvente antes da colagem/acabamento).

A madeira teca e muito utilizada em navios e embarca√ß√Ķes (principalmente para conv√©s). Tamb√©m √© utilizada na fabrica√ß√£o de m√≥veis, revestimento interno (assoalhos), √°reas externas entre outras. Veja abaixo alguns projetos para te inspirar!

Madeira de Abeto

Algo t√£o barato quanto pinho e, mas com um pouco mais de for√ßa? A escolha perfeita seria madeiras laminadas de abeto. A madeira de abeto √© muito est√°vel ao ar livre, sofrendo menos deforma√ß√Ķes, fissuras e perda de n√≥s.

madeira de abeto serra de esquadria telescopica

Talvez seu maior ponto fraco seja o fato de exigir um tratamento protetor para agentes externos e bióticos. Mesmo assim, é uma opção um pouco mais barata que as duas anteriores.

Cuidados e tratamentos da madeira

Por estar ao ar livre, a madeira √© afetada por um grande n√ļmero de agentes que a atacam diariamente, desde agentes atmosf√©ricos como a umidade at√© insetos como os cupins. A manuten√ß√£o descuidada deste material pode fazer com que voc√™ perca seu terra√ßo em poucos anos.

Cuidados e tratamentos da madeira

Por isso, na hora de comprar um tipo de madeira ou outra, informe-se sobre o tipo de tratamento que ela vai precisar, principalmente se for algo que você mesmo possa fazer. Porque, se no final você economiza, mas tem que contratar um profissional, não dá lucro, né?