Saltar al contenido

Madeira ao ar livre

Você está pensando em colocar madeira para revestir as paredes de sua casa? Talvez para montar um pequeno terraço? A madeira é um dos materiais mais versáteis que existem, e você pode fazer verdadeiras maravilhas com eles.

Madeira ao ar livre serra de esquadria

É uma pena, também é muito material que parece muito deteriorado ao ar livre, portanto, você deve escolher com muito cuidado que tipo de madeira será para o exterior, pois nem todos os tipos são adequados para essa área. Mas vamos dar-lhe um pequeno guia de quais são os melhores!

Por que a madeira é melhor do que outro material?

Ainda que a madeira possa ser um material que se deteriora com muita facilidade, é mais resistente do que, por exemplo, materiais como o ferro. A madeira pode ser restaurada, tratada para parecer nova… em vez disso, ferro? Uma vez oxidado, é muito difícil restaurá-lo.

A madeira é ideal para usar sua serra de esquadria

Por isso, recomendamos que, se for montar uma área privativa no exterior, opte pela madeira, seja para o chão, para as paredes, para a mesa ou para os móveis… É sempre a escolha vencedora!

Tipos de madeira perfeitos para o exterior

Vamos começar com os diferentes tipos de madeira que são usados ​​para o exterior. Antes de tudo, você deve conhecer perfeitamente o clima da sua região, antes de optar por um tipo ou outro.

Pinhal

Geralmente, quando se vai construir uma estrutura anexa a uma casa, a madeira de pinus é a mais utilizada porque acaba por ser a mais económica. Mas, tem um problema, em condições adversas, como contato diário com o sol, uma área com muita chuva ou em áreas de forte geada, acaba sendo um material pouco resistente e de pouca durabilidade.

madeira de pinhal pino piñerio serra de esquadria telescopica

Por isso, é um tipo de madeira que requer mais proteção e manutenção para torná-la mais resistente às mudanças atmosféricas. O que fazer para mantê-lo em perfeitas condições? Efetue um processo de manutenção a cada seis meses, o que lhe permite resistir à humidade, aos insetos e preservar as suas qualidades.

Madeira de pinho vermelho

O pinheiro vermelho é nativo da Rússia e é uma árvore selvagem. A madeira desta árvore tem um tom avermelhado com anéis bem marcados, tendo um toque muito original e marcante quando utilizada para móveis ou pisos. Além disso, o tamanho do grão pode variar de médio a fino, com um grão reto que às vezes pode ter alguns pequenos nós.

Madeira de pinho vermelho serra de esquadria

tem algum inconveniente? Sim, é sensível ao ataque de fungos e insetos. Mas, a seu favor, é um material resistente à flexão e compressão, por isso é perfeito para usos elásticos. Então, para móveis ou colunas, é ótimo. Acima de tudo, é usado em fibras decorativas e móveis rústicos, assim como em janelas, portas e frisos por ter uma estética tão elegante.

Madeiras tropicais

O pinheiro parece muito bom, mas tem o problema de ter pouca resistência. Qual poderia ser seu substituto? As madeiras tropicais são uma opção perfeita, pois são mais resistentes e não precisam de nenhum tratamento. Pelo contrário, eles são um pouco mais caros, com maior dureza e mais resistência, então a diferença de preço é rapidamente compensada.

Madeira Bangkirai

Nossa primeira recomendação para madeira tropical é que você use madeira Bangkirai, que vem do Sudeste Asiático. É um tipo de madeira densa com alta resistência a fungos, média a xilófagos, portanto não necessita de tratamento. É fácil de reconhecer porque tem um tom muito leve e não é muito caro.

Madeira Bangkirai

Madeira IPE

Esta madeira é nativa do Brasil e da Bolívia, caracterizada pelo fato de ser densa e muito resistente ao exterior, bem como aos choques. Reconhecível por sua intensa tonalidade avermelhada, resiste muito bem a ataques de insetos e fungos.

madeira ipe bolivia brasil

Madeira de teca

Você vai se cansar de ver teca nos móveis das lojas. E sabe por que ele é tão usado? Porque é uma madeira muito dura e resistente, pelo que acaba por ser uma das mais caras do mercado. E

A seu favor, deve apresentar grande elegância estética, ficando bem em qualquer tipo de terraço. Também possui grande resistência, bem como sua qualidade de autodefesa quando atacada por cupins, fungos e qualquer outro organismo nocivo. Ao ar livre, pode durar entre 10-15 anos, razão pela qual é altamente exigido no uso de móveis de exterior, bem como em terraços.

madeira de teca

A teca tende a ter coloração castanho-dourado ou médio, escurecendo com o tempo. Ademais a teca possui oleosidade e presença de sílica, o que faz dessa madeira possuir alta durabilidade natural!

Apesar de vir de uma árvore grande, a madeira tem densidade média e não é pesada. Também é fácil de ser trabalhada em outros aspectos. Apesar da presença de sílica, a teca aceita bem a colagem (em alguns casos é preciso limpar a superfície com um solvente antes da colagem/acabamento).

A madeira teca e muito utilizada em navios e embarcações (principalmente para convés). Também é utilizada na fabricação de móveis, revestimento interno (assoalhos), áreas externas entre outras. Veja abaixo alguns projetos para te inspirar!

Madeira de Abeto

Algo tão barato quanto pinho e, mas com um pouco mais de força? A escolha perfeita seria madeiras laminadas de abeto. A madeira de abeto é muito estável ao ar livre, sofrendo menos deformações, fissuras e perda de nós.

madeira de abeto serra de esquadria telescopica

Talvez seu maior ponto fraco seja o fato de exigir um tratamento protetor para agentes externos e bióticos. Mesmo assim, é uma opção um pouco mais barata que as duas anteriores.

Cuidados e tratamentos da madeira

Por estar ao ar livre, a madeira é afetada por um grande número de agentes que a atacam diariamente, desde agentes atmosféricos como a umidade até insetos como os cupins. A manutenção descuidada deste material pode fazer com que você perca seu terraço em poucos anos.

Cuidados e tratamentos da madeira

Por isso, na hora de comprar um tipo de madeira ou outra, informe-se sobre o tipo de tratamento que ela vai precisar, principalmente se for algo que você mesmo possa fazer. Porque, se no final você economiza, mas tem que contratar um profissional, não dá lucro, né?