Saltar al contenido
SERRAS DE ESQUADRIA TELESCĂ“PICA

Serra de Esquadria Manual

A serra de esquadria manual ou elétrica é uma ferramenta indispensável se você precisa fazer cortes transversais e em ângulo. Por exemplo, se você quiser fazer uma moldura, as pontas das peças devem ser cortadas em ângulos de 45º. Se você estiver colocando guarnições, as diferentes peças devem ser esquadradas para formar os cantos para um ajuste perfeito.

A serra de esquadria manual, juntamente com a serra de esquadria, Ă© a alternativa mais econĂ´mica para cortes de esquadria de precisĂŁo.

O que Ă© uma Serra de Esquadria Manual?

Essa ferramenta, também chamada de caixa de esquadria, é uma ferramenta que permite cortar materiais em ângulos de 45, 90 e 22,5 graus.

Esta última medida é usada para formar peixes octogonais. É constituída por uma serra de esquadria manual de precisão, equipada com dois parafusos para carne que permitem a sua fixação ao peixe e impedem que se mova durante o corte. Eles também são uma base para proteger a Caixa de Esquadria enquanto voce a usa. Em alguns modelos, você pode enquadrar os tapetes e lápis, não o compartimento que eles incorporam.

As serras de esquadria sĂŁo feitas de material de alto impacto e duram muito tempo. A serra de nervuras tem um batente superior que evita danos Ă  caixa ao fazer cortes.

ingletadora-manual-de-precision Serra de esquadria manual

Diferenças entre uma Serra de Esquadria Manual e uma Serra de Esquadria Elétrica

Existem diferentes tipos de serras de esquadria, tanto manuais como elétricas, para que possa escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.

  • Sempre foram utilizadas serras de esquadria manuais e ainda sĂŁo muito eficazes para fazer bricolagem e trabalhos manuais. Eles pesam muito pouco e podem ser facilmente transportados. O modelo básico Ă© uma caixa de madeira ou metal com guias confeccionadas na caixa para guiar o corte. Os modelos com serra incorporada tambĂ©m sĂŁo manuais, mas realizam os cortes com maior precisĂŁo.
  • As serras de esquadria elĂ©tricas sĂŁo perfeitas para trabalhos de carpintaria em grande escala ou quando pretende cortar sem esforço e com precisĂŁo. Eles sĂŁo equipados com uma serra circular movida por um motor elĂ©trico. Tanto a potĂŞncia do motor quanto o nĂşmero e calibre dos discos devem ser ajustados para o uso que vocĂŞ vai dar Ă  máquina.

Como usar uma Serra de Esquadria Manual

É uma máquina muito simples e você aprenderá rapidamente como usar uma serra de esquadria manual. Oferecemos um passo a passo caso seja a primeira vez que você vai usá-lo.

  • Prenda a caixa de esquadria Ă  mesa de trabalho usando grampos para evitar que se mova durante o corte.
  • Coloque a peça que vai cortar e escolha o ângulo necessário. Certifique-se de que mantĂ©m a fita plana contra o fundo da gaveta para que nĂŁo dance ao cortá-la.
  • Nas lixadeiras mais completas, o ângulo Ă© escolhido por meio de um botĂŁo que gira atĂ© o batente indicado.
  • Deslize a serra pelas ranhuras correspondentes ao ângulo escolhido e corte pressionando a lâmina. A pressĂŁo deve ser suficiente para que os dentes perfurem a madeira, mas sem travar nela.

Como cortar com uma serra de esquadria manual

A serra de esquadria manual é usada de maneira semelhante a uma serra comum. A diferença é que a peça que vamos cortar fica na base e podemos fazer o corte com precisão. Se você tentar fazer um corte em ângulo reto ou em esquadria com uma lâmina de serra sem usar a esquadria, verá como é muito mais difícil e o resultado é menos preciso.

Mostramos um vĂ­deo onde vocĂŞ pode ver como usar uma serra de esquadria manual para fazer seu trabalho de bricolagem:

Como construir uma Serra de Esquadria Manual

Se você está começando no mundo DIY e ainda não decidiu qual máquina vai comprar, você pode fazer uma caixa de esquadria para começar a trabalhar. Desta forma verificará a eficácia desta máquina e poderá adquirir a mais conveniente. Depois de entender como funciona uma serra de esquadria manual, construí-la você mesmo será muito fácil.

Você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:

  • Uma ripa de madeira
  • Um quebra-cabeça
  • Martelo e unhas
  • Lápis e rĂ©gua
  • Um esquadrĂŁo
  • Cola branca

Estas sĂŁo as etapas que vocĂŞ deve seguir:

  1. Corte a tira de madeira em trĂŞs partes iguais e cole-as para formar uma caixa. Para que fiquem bem fixadas, aplique cola de carpinteiro nas zonas de junta e prenda com pregos.
  2. Depois de seco, marque dois ângulos: um de 90º em uma das extremidades da caixa e o outro de 45º, usando o esquadro. Prenda a caixa na bancada e corte as madeiras laterais para os sinais.
  3. Tente cortar com precisão até a base. Você já tem sua ferramenta para começar a cortar as ripas de madeira de que precisa.
comprar-serra de esquadria -manual

Uma serra de esquadria é uma ferramenta projetada para cortar ângulos com facilidade e eficiência. Eles podem ser usados ​​por profissionais e amadores, portanto, recomendamos que você obtenha uma serra de esquadria manual para aprender o funcionamento desta ferramenta. E se posteriormente perceber que precisa de algo um pouco mais profissional para o seu trabalho de precisão, não hesite em adquirir uma serra de esquadria em nosso site, onde você sempre encontrará as melhores ofertas do mercado.