Saltar al contenido

Serra de Esquadria para metal

serra de esquadria de metal

Uma serra de esquadria de metal √© uma grande ajuda para certos trabalhos, j√° que o corte de esquadria permite que voc√™ defina os √Ęngulos que voc√™ precisa, dependendo do que voc√™ vai cortar.

Modelos de alto nível e qualidade superior, como serras de esquadria motorizadas, têm os sistemas de movimento mais seguros e uma serra elétrica que permite cortar materiais com muito mais rapidez. Continue lendo e descubra todos os tipos de mitra de metal que existem.

O que é uma Serra de Esquadria de Metal?

√Č uma ferramenta que pertence √† fam√≠lia das serras. A sua utiliza√ß√£o est√° ligada a cortes e poder√° encontrar ferramentas mais gen√©ricas, como a serra de esquadria de metal, ou mais espec√≠ficas dependendo do tipo de liga que se pretende cortar, como a serra de esquadria de alum√≠nio.

A precisão de uma serra desse tipo é sua carta de apresentação. Não varia com o seu pulso, o que o torna essencial para acabamentos perfeitos e finos.

Quais s√£o as partes de uma Serra de Esquadria de Metal?

Existem diferentes modelos, mas todos eles têm alguns elementos em comum:

  • Pega: Permite trabalhar com total seguran√ßa e conforto. Seu mecanismo permite elevar e abaixar a l√Ęmina de corte.
  • Bot√£o de libera√ß√£o do bra√ßo: No bra√ßo est√° localizado um bot√£o que deve ser pressionado, al√©m de pressionar o gatilho na al√ßa, para que a m√°quina funcione.
  • Caixa de prote√ß√£o: A esquadria de corte de metal √© protegida por uma caixa fixa na parte superior e outra que √© m√≥vel e se abre √† medida que o material √© cortado.
  • Tira de rolha: As pe√ßas ficam apoiadas sobre ela de forma que fiquem completamente fixas antes de fazer um corte. Eles podem ser ajust√°veis ‚Äč‚Äčou n√£o.
  • Plataforma de corte: O material √© apoiado aqui para que grandes peda√ßos possam ser cortados. A capacidade da mesa e a capacidade de corte s√£o diretamente proporcionais.
  • Disco de corte: O disco de corte de metal para serra de esquadria deve ser adaptado ao di√Ęmetro da serra e estar devidamente preservado para garantir um bom trabalho.
  • Ajuste de esquadria: Este dispositivo tem a fun√ß√£o de definir o √Ęngulo de corte para a esquadria.
  • Ajuste de chanfro: Praticamente todas as serras de esquadria permitem o corte de chanfro ao mesmo tempo que o corte de esquadria.
  • Extra√ß√£o de cavacos: √Č um orif√≠cio onde se pode colocar um saco ou aspirador para poder retirar cavacos ou serradura.
  • Suportes: S√£o extremamente √ļteis para apoiar pe√ßas compridas. Eles geralmente s√£o remov√≠veis dependendo das necessidades.
Serra de esquadria para metal

Tipos de Serras de Esquadria para Metal

Dependendo de como s√£o usadas, as serras de esquadria para corte de metal podem ser classificadas em manuais ou motorizadas:

Motosserras de esquadria

Um motor el√©trico gira a l√Ęmina e corta com pouco esfor√ßo. S√£o os mais comuns do mercado e dependendo da tecnologia podemos diferenciar 4 tipos:

  • B√°sico: √© o modelo mais simples e permite trabalhar sob a ferramenta. Exige que a pe√ßa que voc√™ vai cortar se encaixe muito bem.
  • Telesc√≥pico: permite cortar um material de maior largura.
  • Com mesa: incorpora uma pequena mesa com a qual pode trabalhar tanto por cima como por baixo da ferramenta.
  • Telesc√≥pico com mesa: √© o mais adequado para a realiza√ß√£o de trabalhos de alta precis√£o, como o corte de rodap√©s ou ripas. Ele engloba as melhores caracter√≠sticas de cada modelo.
serra de esquadria para metal

Serras de Esquadria manuais

Este é o modelo tradicional, anterior às populares serras de esquadria com motor e praticamente não está mais no mercado. Somente aquelas pessoas que farão pequenos trabalhos e não requerem um grande investimento optam por eles.

Eles funcionam de forma an√°loga a uma serra comum, com a diferen√ßa de que a serra de esquadria √© fixada a uma base para segurar a pe√ßa. Apesar de ser cortado manualmente, a fixa√ß√£o da base garante um acabamento melhor e mais preciso do que uma l√Ęmina de serra sem base.

Modelos de Serras de Esquadria para trabalhar metal

Se você está pensando em comprar uma serra de esquadria para metal, mostraremos quais são as mais valorizadas pelos usuários para que você possa comprar uma que tenha boas referências e se adapte exatamente ao que você realmente precisa.

Na avalia√ß√£o dos usu√°rios, o modelo preferido √© o Makita LH1200FL. Tem pot√™ncia de 1650 watts, pode fazer cortes em qualquer tipo de material e tamb√©m possui angulometria que faz com que os cortes tenham a mais alta qualidade. A √ļnica desvantagem que voc√™ pode encontrar √© o investimento inicial, mas o trabalho que voc√™ faz o torna um investimento totalmente lucrativo e satisfat√≥rio.

O Einhell TE-SM 2534¬†tamb√©m permite fazer cortes em qualquer tipo de material e tem uma pot√™ncia de 1600 watts, al√©m de possuir um bom √Ęngulo de corte. √Č outra √≥tima op√ß√£o se voc√™ est√° pensando em comprar uma mitra de baliza.

serra de esquadria telescopica para hierro metal

Diferenças entre Esquadria de Metal e Esquadria de Madeira

A principal diferença está no disco de corte. Discos abrasivos são aqueles que permitem o corte de metal, e sua forma e eixo são diferentes dos da madeira.

Em ambos os casos, é necessário que, por segurança, seja garantido o travamento do mecanismo se necessário e que um guia laser ajude a fazer os cortes precisos e retos.

Uma esquadria de metal deve ter uma proteção contra as faíscas que saltam ao esfregar corpos metálicos entre si e para uma de madeira é aconselhável adquirir um aspirador.

Para trabalhar madeira e metal, a melhor recomendação é adquirir uma esquadria que permita trabalhar com segurança e precisão os dois materiais. Em alguns modelos você pode fazer isso usando o mesmo disco, e em outros você pode trocá-los.

A instalação de um disco de metal na esquadria de madeira é simples, mas você deve levar em consideração o tamanho do eixo e substituir o suporte interno para um bom encaixe.

Você pode então ter a pergunta: Posso prender um disco de corte de metal a uma serra de esquadria para madeira?

Muitas pessoas fazem essa pergunta.

A verdade √© que algumas ferramentas t√™m m√ļltiplos usos e podem ser adaptadas para cada um deles. Embora no final uma m√°quina especializada em um material seja muito mais confi√°vel do que uma que serve a materiais muito diferentes.

A maioria das serras de esquadria são específicas, foram concebidas e calculadas por engenheiros industriais e técnicos, para resistir aos esforços da sua correcta utilização, de acordo com os materiais para os quais foram concebidas. Cada um deles tem cálculos diferentes de potência e velocidade do motor, design e materiais diferentes, etc.

Portanto, o ideal se pretendemos trabalhar com metal é adquirir diretamente uma esquadria de metal e assim não ter problemas com a máquina, o que pode danificá-la por mau uso, ou nos colocar em perigo.

Mas se finalmente quisermos comprar uma serra de esquadria para metal e madeira, devemos ter certeza de que o disco que compramos é específico para cada um dos materiais com que vamos trabalhar e que se adere perfeitamente à máquina.

serra de esquadria telescopica para cortar metal

Segurança para trabalhar com uma máquina de esquadria para cortar metal

Independentemente do tipo de serra de esquadria com que você vai trabalhar, é essencial tomar algumas medidas básicas de segurança.

  • Use prote√ß√£o b√°sica, como √≥culos, m√°scaras, protetores de ouvido ou luvas. Isso minimizar√° o impacto da poeira gerada pelo corte.
  • Use roupa de trabalho adequada com mangas estreitas e preste aten√ß√£o aos pingentes, pulseiras ou rel√≥gios para evitar poss√≠veis enroscamentos.
  • Tenha uma superf√≠cie de trabalho firme e bem iluminada.
  • Desligue a m√°quina para manipular qualquer parte da m√°quina ou o disco de corte.
  • Ajuste a l√Ęmina ao material a ser cortado.
  • N√£o remova as prote√ß√Ķes do disco, pois s√£o essenciais.

Conclus√£o

Esperamos que as informa√ß√Ķes que fornecemos tenham sido √ļteis para voc√™ e que tenha esclarecido sobre os tipos e modelos de serras de esquadria de metal existentes, bem como as diferen√ßas que existem em rela√ß√£o √† serra de esquadria para madeira.

Para usar bem uma serra de esquadria de metal, o melhor conselho é medir duas vezes e cortar uma vez, assim você aproveitará melhor os materiais.